Grupo de BTT dos Canários de Bravães cumpre mais uma missão

Vai já no oitavo ano consecutivo, que o grupo de BTT pertencente à Associação Cultural e Desportiva “Os Canários” de Bravães, protagoniza o passeio de bicicletas, que nos últimos anos se tem alternado entre o Santuário de Nª Srª de Fátima e Santiago de Compostela. Desta feita, o passeio de 2015, teve como destino o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Foi no passado fim-de-semana de 1, 2 e 3 de maio, que um grupo de 21 ciclo-peregrinos da freguesia de Bravães, deram por realizado mais um passeio de bicicleta, dando seguimento ao planificado pelo grupo de BTT dos Canários de Bravães.
A saída deu-se na sexta feita, dia 1, por volta das sete horas da manhã do Mosteiro de Bravães. As condições climatéricas não eram nada favoráveis. Chovia. E chovia muito… Mas nem assim o grupo se demoveu de por as rodas à estrada.
Com a esperança de que no céu se abrisse uma pequena brecha que os conduzisse por todo o caminho, arrancaram de baixo de chuva, que passou a ser companhia para todo o dia, sem nunca se ausentar, por um pequeno momento que fosse.
Por volta da uma hora da tarde, chegaram ao local destinado para o almoço. No restaurante “CASA AÇOREANA”, em Matosinhos, pertencente ao conterrâneo, António Amaro e esposa Fátima, que, carinhosamente fizeram questão de oferecer o almoço a todo o grupo participante e abrir as portas da sua casa para a 1ª muda de roupa. Um grande gesto de fraternidade, num ambiente acolhedor que proporcionou um momento de satisfação e motivação para o resto da viagem.
Reestabelecidas energias, os ciclistas lá se fizeram à estrada e à chuva.
Com paragem programada na vila de Vagos, para aí pernoitar, a chegada deu-se por volta das 21.45 horas, curiosamente a chover!
O segundo dia já se apresentou bem diferente. Eram cerca das 7 da manhã quando as bicicletas partiram com destino a Fátima. Rapidamente o dia se abriu e se pôs um dia bem diferente. O sol foi a companhia do dia e que ajudou o grupo a chegar ao seu destino bem cedo. Eram cerca das 4.30 da tarde.
No domingo, saiu uma excursão de Bravães também com destino a Fátima, a fim de se juntarem aos ciclistas e assistirem às cerimónias religiosas.
No fim da Santa Missa, juntaram-se todos para o almoço convívio e partilha das últimas aventuras, regressando a Bravães volta das 20 Horas.

Em nome dos Canários de Bravães e de todos os ciclistas, os mais sinceros agradecimentos:
– À Patrícia Fernandes, à Fátima Carneiro e ao Catalão, pelo apoio que prestaram em todo o caminho;
– Aos proprietários do Restaurante “CASA AÇOREANA” em Matosinhos;
– O apoio da junta de freguesia;
– O apoio do Município de Ponte da Barca.