Obras Literárias

O Padre Doutor José António Araújo de Freitas, apresentou as suas obras recentemente publicadas, no passado dia 24 de março, no centro cívico de Bravães, freguesia onde nasceu.

A obra intitulada “25 anos de caminhada com as pessoas de S. Martinho da Gandra”, descreve o seu percurso e trabalho realizado na sua paróquia. Neste livro, o autor revê-se no papel de um “pastor” ao serviço dos seus paroquianos. A dedicação de 25 anos de trabalho e uma vasta obra construída.

“Centros Sociais Paroquiais. Redes de comunicação e de cooperação para a terceira idade: contexto institucional e social” – uma obra de estudo e investigação. A sua tese de Doutoramento em Ciências Sociais, defendida na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em 24 de Maio de 2011. Segundo o autor é a obra de pensamento e fruto de reflexões pessoais, focalizado nos Centros Sociais Paroquiais do Concelho de Ponte de Lima.

A apresentação dos livros esteve a cargo do Professor Jaime Ferreri, que os apresentou vigorosamente, para o agrado dos presentes.

Padre António José de Sousa e Castro Brito, pároco da freguesia e dirigente de um Centro Social Paroquial, fez a sua intervenção sobre a relevância destas instituições.

Bravães, prestou-lhe assim a devida homenagem, por todo o trabalho realizado ao longo dos anos e também por ser o primeiro filho da terra a adquirir este grau académico.

Estiveram presentes, entre muitos cidadãos da freguesia, familiares do autor e amigos, o Sr Presidente da Câmara Municipal Vassalo Abreu, Sr Vereador do pelouro da Cultura, Sr Vereador do pelouro da Ação Social e o Sr Presidente da Assembleia Municipal.