Ligações Úteis

Encontre aqui ligações úteis

Os Canários

A Associação Cultural e Desportiva “Os Canários de Bravães” foi fundada em 1994, por pessoas desta terra. Esta Associação, tem tido ao longo destes anos, a preocupação de recuperar as tradições e costumes da freguesia, recriando trabalhos do campo, (trabalho do Linho), em todas as suas fases, fazendo participar nestes trabalhos a população da freguesia, com a sua sabedoria e bairrismo, desde os trajes, as ferramentas, a gastronomia, os cantares, o próprio trabalho.

Nos últimos anos, tem vindo a dedicar-se ao desenvolvimento do teatro popular, destacando-se as peças “Mui Dolorosa Paixão de Jesus Cristo”, que se realiza na noite da Quinta-Feira Santa de cada ano, onde trinta e oito atores (amadores e residentes da freguesia), cerca de noventa figurantes, dão corpo a uma extraordinária manifestação cultural e de relação social, a qual é já hoje uma referência cultural e turística da Páscoa, no concelho de Ponte da Barca.

No Natal, trazem à cena O “Auto de Natal”, que com atores amadores da freguesia recriam a história do nascimento do Menino Jesus.

A participação no Cortejo Etnográfico das festas do concelho (S. Bartolomeu) é também um ponto alto das diversas atividades da Associação.

A festa da Associação denominada “Cascata ao S. Pedro, que se realiza na semana do S. Pedro (29 de Junho), tem um programa desportivo muito cheio de jogos tradicionais (malhas, gincanas, cavalgadas, caminhadas a pé, rally-papper, pedi-paper, desgarrada de concertinas, traz a Bravães uma semana de festa rija, onde a população e forasteiros, dão largas à sua alegria e participação nos jogos.

Esta Associação é já hoje uma referência de cultura e dinamismo no concelho, onde a Câmara Municipal de Ponte da Barca se apoia, para complementar as suas atividades, nomeadamente:

  • Ciclo do Linho
  • Desfolhada Minhota
  • Lavrada à moda antiga
  • Comemoração do dia da Mãe

Horário de Atendimento

Quarta-feira: 19h às 20h | Domingo: 09h às 10h

Pin It on Pinterest